A conversa do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (MDB), com o presidente da República Michel Temer (MDB), foi muito além das demandas de Santa Catarina. No comando do Estado, Pinho Moreira deseja se aproximar de Temer, que quando presidia a executiva nacional emedebista, tentou expulsar Moreira do partido, quando este abriu mão de disputar o pleito estadual para ser o vice na primeira eleição de Raimundo Colombo (PSD).
O fato é que eles se reaproximaram, as conversas tem sido cheias de cortesia e, de forma estratégica, Pinho Moreira poderá ganhar mais força para decidir os rumos do MDB em Santa Catarina, já que Temer tem a fama de não esquecer uma afronta. E o voto do deputado federal Mauro Mariani a favor das investigações contra ele, ainda está vivo na memória do presidente que poderá usar a força da executiva nacional contra o parlamentar.
Em uma análise pragmática do cenário, o governador em exercício observou que não tem como se aliar ao PSDB que terá candidato, situação posta pelos tucanos como irreversível. Além disso, a incerteza a respeito do PSD, já que se não houver intervenção, o que pegaria muito mal para a executiva nacional do partido, também não deverá haver aproximação. Com os progressistas e a esquerda nem pensar, restando apenas o Democratas que ainda carece de mais força no estado.
Essa leitura fez com que Pinho Moreira fizesse uma proposta ao prefeito de Joinville Udo Dohler, para a formação de uma chapa puro sangue, com ele Eduardo na cabeça, e Dohler de vice. Dessa forma, o Sul e o Norte seriam contemplados e inflamados com um discurso de governador da região. De quebra, o único de fora poderia ser João Paulo Kleinubing, que está indo para o DEM, e disputaria uma vaga ao Senado, representando na chapa o Vale do Itajaí, e mais Valdir Colatto (MDB), disputando a outra vaga para ganhar a simpatia do Oeste. Esse seria ao mesmo tempo, um contraveneno para disputar com Esperidião Amin (Progressistas), que tem uma musculatura mais estadualizada, e Paulo Bauer (PSDB) que também é do Norte do estado, mesma região de Dohler.